VIA AZUL carreiras azuis

Iniciativa

A VIA AZUL carreiras azuis é uma iniciativa conjunta de três entidades:

A nossa história

O vasto trabalho desenvolvido junto de pessoas e de organizações, a nível nacional e internacional, permite-nos constatar uma evolução positiva na economia azul, em Portugal e no mundo.

Este enquadramento favorável vai registar forte impulso nos próximos anos, oferecendo valiosas oportunidades profissionais.

Concluímos que é fundamental e urgente inspirar e captar pessoas para o ensino e formação marinha e marítima, preparando assim futuros profissionais para a economia azul.

Concluímos ainda que é também fundamental apoiar e facilitar o acesso ao emprego nos diferentes setores da economia azul, em particular nos domínios do transporte marítimo, turismo azul e instalações offshore.

O que fazemos

A iniciativa VIA AZUL carreiras azuis promove um roteiro de ações e pontos de contato, presenciais e à distância, entre especialistas em economia azul e carreiras azuis, e vários públicos-alvo previamente definidos.

As ações são realizadas em todo o território nacional e em países de língua portuguesa, frente a frente com pessoas, partilhando informação de qualidade e oferecendo soluções concretas, inspirando a adesão às profissões e carreiras azuis.

Entre as ações referidas, merecem destaque a realização de palestras em escolas, universidades e organizações; a participação em seminários e congressos; a organização de workshops; e a organização de eventos de carreiras e emprego azul.

O que é a economia azul

Foco da economia azul

"A economia azul representa o uso sustentável dos recursos oceânicos para o desenvolvimento económico, melhores meios de subsistência e empregos, e a saúde do ecossistema oceânico.” (World Bank)

Amplitude da economia azul

“A economia azul abrange os espaços aquáticos e marinhos, incluindo o oceano, mares, costas, lagos, rios e águas subterrâneas, e compreende uma série de setores produtivos, como a pesca, a aquicultura, o turismo, o transporte marítimo, a construção naval, a energia renovável, a bioprospeção, a mineração submarina e atividades relacionadas; e os serviços dos ecossistemas.” (Nações Unidas)

Impulsionadores da economia azul

Oceano saudável; biodiversidade protegida; saneamento básico; ecossistemas vibrantes; conhecimento; educação; desenvolvimento social inclusivo.